01 OUT A 31 OUT 14  .........................................................................

ANDREIA FERREIRA /

 MAURÍCIO BORGES /

GONÇALO FERNANDES   

 BD E ILUSTRAÇÃO NA EAUM

 

 

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

 

 BD E ILUSTRAÇÃO NA EAUM

 

A criação de uma narrativa gráfica anuncia uma complexidade que implica uma série de operações em planos distintos da comunicação. Não obstante as sub-categorias com que lidamos - banda-desenhada, livro ilustrado, álbum mudo, etc. - colocam-se problemas sobre premissas conceptuais do projecto - a exploração de um imaginário, a organização do tempo narrativo, o papel desempenhado pelo discurso e pelo desenho, entre outros. Ajudar a orientar um projecto passa por tentar destrinçar esta miríade de dimensões em jogo e incentivar o planeamento, de modo a dedicar maior atenção a cada uma das etapas por que passa o seu desenvolvimento, e, por conseguinte, potenciar o resultado final.

Este foi o objectivo do curso livre “Projecto de Ilustração e Banda-Desenhada”, que decorreu ao longo do segundo semestre do ano lectivo 2013/14 na Escola de Arquitectura. Na exposição “BD e Ilustração na EAUM” Andreia Ferreira, Gonçalo Fernandes e Maurício Borges mostram alguns dos trabalhos que resultaram desta experiência.

 

DSS

Andreia Ferreira, natural de Genebra na Suíça, é atualmente aluna do MIARQ na EAUM. Desde nova que manifestou grande interesse pelo mundo das artes e consequentemente desenvolveu uma paixão pelo mundo da BD. Recentemente participou na fundação do "Clube de Banda Desenhada e Animação da EAUM" juntamente com Maurício Borges, Gonçalo Fernandes e Yolanda de Andrade.

 

Gonçalo Fernandes, nascido e atualmente a residir em Guimarães. Estudante na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho mas com um gosto particular pelo desenho ilustrativo e de fantasia. Atualmente no 5º ano do curso mas simultaneamente trabalha em vários projetos pessoais relacionados com a escrita e desenho de narrativas de banda desenhada.

 

Nascido em Braga, Maurício Borges é presentemente aluno da Escola de Arquitectura na Universidade do Minho, e um entusiasta e apaixonado pela arte em todas as suas vertentes, pelo que sempre foi fascinado pela arte e pelo acto de criar. Aquando do seu progresso como artista debruçou-se mais sobre o desenho e ilustração, técnicas de mão livre e digitais. Recentemente, no mês de Outubro deste ano, junto com Gonçalo Fernandes, Andreia Ferreira e Yolanda de Andrade, fundou o Clube de Banda Desenhada e Animação da EAUM. Enquanto artista, dedica-se sobretudo à experimentação de novos processos, aventurando-se presentemente na construção da imagem com materiais de pintura distintos, associados a suportes físicos de diferentes expressões. Aprofundando os seus conhecimentos da banda desenhada, ocidental e oriental, toma agora como tema, no desenvolvimento da sua tese, a relação da banda desenhada e arquitectura, incidindo sobre a capacidade inequivoca da banda desenhada como meio de extrapolação imaginária e do processo criativo na construção das cidades e settings do futuro.

 

..................................................................................................