08 MAI A 30 JUN 17 .......................................................................

 ANALICE CAMPOS.

A PAISAGEM ESTÁ LÁ FORA

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

 

 

«A Paisagem estáfora» apresenta desenhos e pinturas que aparentemente remetem para o género da paisagem, mas que, na realidade, propõe simulacros de paisagens, já que não têm por base nenhuma natureza em concreto. Estas pseudo-paisagens estão mais próximas de construções artificialmente conseguidas, através da colagem de imagens mentais, que são descarregadas no suporte de forma desconexa, e sem atenção aos parâmetros tradicionais da composição pictórica ocidental da paisagem.

O fluxo «assustador» das imagens e a sua banalização através de meios de divulgação cada vez mais sofisticados permite que estejamos, em princípio, em contacto com uma grande abundância imagética. Esta memória extremamente saturada de dados visuais e de História fornece os fragmentos de paisagens que são registados no suporte em camadas discordantes de pintura e desenho. Camadas que convivem em desencontro, mas não se anulam; antes dão lugar a uma imagem aparentemente reconhecível, embora portadora de ambiguidade e de dúvida.

O olhar do observador é, assim, convidado a vaguear entre a profundidade e a superfície, o desenho e a pintura, a cor e a monocromia, como a lente de uma câmara fotográfica que procura o foco sem, no entanto, nunca focar. A janela é assumida como contraponto das imagens propostas já que nestas não se assume o conceito de quadro de Alberti como vista através de uma janela.

 

 

ANALICE CAMPOS

 

Mestre em Pintura e licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com formação em Desenho pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho e 1º ano do Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Leciona Pintura, Desenho e Artes Plástica no seu atelier em Matosinhos desde 2008 e, paralelamente, desenvolve o seu projeto artístico «Paisagens Forjada», nomeadamente nas áreas do desenho e da pintura.

Realizou exposições individuais, como «Paisagens Forjadas», na Galeria Cozinha da Fac. Belas Artes da Univ. Porto, em 2016, ou «Passagem», no Espaço Q - Quadrasoltas, Porto, em 2014.

Participou igualmente em exposições coletivas, como «Cruzamentos Paralelos», no Silo Espaço Cultural, Matosinhos, em 2015, «Em Suma», no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2013, «Projeções 2011- O Desenho da FBAUP», no Lugar do Desenho/Fundação Júlio Resende, Porto, em 2011 ou «Velha-a-Branca Art Fest», no Museu Nogueira da Silva, Braga, em 2010;

Possui obras em coleções, como o Fundo Viana de Lima e a AMI-Porto, e em publicações, como «Ver, Fazer, Pensar, Editar - Projeto Atlas: gabinete de Gravura e Desenho da FBAUP.

Em 2016 foi-lhe atribuído o Prémio de Mérito Viana de Lima, em Esposende, O Prémio de Mérito da FBAUP, melhor aluno no Mestrado em Pintura 2014/15, e o Prémio Aquisição Penha d’Águia - Concurso de Ideias de Intervenção Artística, para a realização de um painel em azulejo no Funchal.

..................................................................................................