05 JUN A 30 JUN 14 .......................................................................

 ANDRÉ ALVES .

HOME-MADE

 

VER CATÁLOGO

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

À NORA

 

O Em 1996, os Diva cantavam assim: “eu ando às voltas, eu ando às voltas, perdido em mim; eu ando às voltas, eu ando às voltas, sem ver o fim.” A estética do desnorteado e do impasse não aparece no universo da música pop de modo acidental, já que a literatura portuguesa tem fortes raízes na poética da transição, da incerteza, e ausência, manifestando-se de modo bem claro no prazer pelos lugares de transição. As varandas, janelas, biombos, vidros, cortinas, grades, corredores, nevoeiros, viagens fazem assim parte de um vocabulário de uma estética voltada para espreitar e ocultar, através e por entre objectos, o interior dos seres. 

Em “À Nora” apresento uma série de desenhos de grades, redes, estruturas (que tanto servem para amparo e protecção como para o fechamento e dominação), e cuja representação demorada, repetitiva, maçadora, ao ponto de por vezes perder sentido, convoca ideias sobre os significados que não têm ainda orientação e as direcções que se fazem sem sentido.

p

 

ANDRÉ ALVES

 

André Alves vive entre o Porto e Helsínquia. Frequenta o doutoramento em Fine Arts na University of the Arts Helsinki. Foi bolseiro da Fulbright na University of Cincinnati onde obteve o grau de Mestre em Desenho (2011). Obteve o grau de Mestre em Ensino das Artes Visuais (2009) e é licenciado em Artes Plásticas (2005) pela Universidade do Porto. Foi laureado com o 6th Artist in Context, fez residência artística no Motel Spatie, Hotel Mariakapel e no gARBA - Young Artists in residence in Basilicata.

 

Tem exposto regularmente. Destacam-se Contornar – FAC Peregrina (ES) [2013]; Estado d’Época – Galeria Sopro (PT) [2012]; Aproximações à profundidade – Sala do Veado, (PT)[2012]; Ex-cavação ISputenik the window, (PT) [2012]; Collecting Collections and Concepts – Fábrica Asa, (PT) [2012]; Massa Falhada – Galeria Dama Aflita, (PT) [2012]; Mute/Motives Semantics Gallery (USA) [2011]; MUSAO OPORTO MASC Foundation, (A)[2011]; SurroundedReflexus Arte Contemporânea, (PT) [2009];ThingIn.Transit, (PT) [2007]; Aunt Nell Gis Kunstvlaai 06, (NL) [2006].

 

..................................................................................................