01 JUL A 31 AGO 11  ........................................................................

 ANDREIA AFONSO 

HOME-MADE

 

VER EXPOSIÇÃO

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

Nesta exposição Andreia Afonso apresenta uma série de colagens e fotomontagens de espaços suburbanos ao longo da estrada, numa qualquer região do norte litoral de Portugal. Neste trabalho de montagem, as imagens originalmente captadas numa máquina digital, são tratadas por sucessivas impressões, onde são explorados os (d)efeitos de uma impressora com tinteiros gastos, resultando em falhas de cor, distorções cromáticas e ruído visual. Nesse processo, forma-se o comentário a uma paisagem exausta pela saturação do uso e dos signos, numa analogia onde a imagem integra o efeito de esgotamento que se observa no território representado.

 

ANDREIA AFONSO

nasceu em 1988, é aluna da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, estando actualmente a Escola Técnica Superior d’Arquitectura del Vallès (Universitat Politécnica de Catalunya), ao abrigo do programa Erasmus.

Em 2009 participou no Colóquio Internacional ‘(re)Construir Cidades. Cartografias a partir de Marques da Silva’, FAUP/Fundação Marques da Silva, Porto, Portugal. No mesmo ano teve a Bolsa de integração na investigação (BII) (concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia) no âmbito da ‘Explosão Urbana Contemporânea e os Padrões da Urbanização Difusa’, CEAU-FAUP, Porto, Portugal

..................................................................................................