01 DEZ A 31 DEZ 13 .......................................................................

.

 DANIEL DUARTE PEREIRA .

HOME-MADE

 

 

 

ESTÚDIO UM / ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

PAISAGEM MENSURÁVEL!

 

Esta exposição reúne o conjunto de desenhos que elaborei para a prova final do Mestrado Integrado em Arquitectura intitulada “Projecto de interpretação e representação da Paisagem Costeira do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar”.
O ponto de partida deste trabalho de investigação assentou em duas premissas: a representação de um lugar enquanto processo temporal – contrariando assim uma visão mais cénica ou estática da paisagem – e a integração da “paisagem de informação”, ou datascapes, explorando os diversos registos analíticos existentes sobre um lugar.
Para tal, escolhi uma amostra – 1,2 km da faixa costeira de Ovar – sobre a qual gerei uma interpretação específica baseada na criação de  uma metodologia de aproximação aos processos de transformação deste lugar. Esta metodologia desenrolou-se  num trabalho pendular entre um levantamento pessoal, in situ – em que o desenho e a fotografia foram os meios privilegiados de registo – e a pesquisa laboratorial, fora do lugar, onde se interpretaram as amostras recolhidas.

Este movimento pendular resultou em desenhos que procuram cruzar duas formas distintas de medição: as medidas sensoriais e as absolutas.
As sensoriais são as percepcionadas directamente a partir do nosso corpo e dos sentidos: os passos que damos, o que vemos, o que tocamos... As absolutas, contrariamente às primeiras, existem graças a instrumentos autónomos, exteriores a nós – tal como termómetros, fitas métricas ou cartografias – que tornam visível informação que de outro modo seria inexistente. A “medida”, é assim, a chave, ou o mecanismo de tradução, que revela a relação entre o Eu e o Lugar.
Nesta exposição apresento os desenhos finais realizados, nomeadamente as linhas do tempo e os mapas dos diferentes processos, assim como, excertos das páginas do caderno de viagem, onde foi registado todo o processo de trabalho.
 

DANIEL DUARTE PEREIRA

 

Daniel Duarte Pereira tem o Mestrado Integrado em Arquitectura pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2011). Estudou na Technische Universität Graz, Áustria inserido no programa Erasmus (2008/09). Colaborou no escritório Sítio do Desenho e um2ou+ arquitectos. Ensina desde 2010 na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Além da actividade de docência, encontra-se actualmente a dar assistência na edição do Jornal Arquitectos e nas publicações da Dafne Editora.

 

..................................................................................................