01 JUL A 01SET 08  .........................................................................

 DANIEL SILVESTRE SILVA   

 FILHO D'UM BOI

 

 

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

DISEGNA, ANTÓNIO, DISEGNA. CANETA SOBRE PAPEL, 21x29CM, 2007

 

 

 

       Salvo algumas excepções, os desenhos que aqui apresento foram realizados no decorrer deste ano lectivo no âmbito do Mestrado em Prática e Teoria do Desenho que frequento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Apesar de ter trabalhado em ilustração para a infância nestes últimos três anos, os desenhos que aqui são expostos não se caracterizam pela dependência a um texto. Antes foram realizados para responderem ao apelo de um contexto, de uma matriz de tensões narrativas e de personagens que as compõem. A haver uma narrativa, que a recomponha quem vê. A narrativa é sugerida através da descrição visual de situações que denotam um, antes e um depois e pretendem formar-se num todo recorrendo a repetições recorrentes nas várias imagens.

A capacidade das imagens colocarem lado a lado elementos que um observador reconstitui como narrativa leva-me a dizer que neles é operada algum género de produção literária. Esse trabalho literário é levado a cabo recorrendo a ideias de diversa ordem: uma primeira parte da dicotomia do desenho, domabilidade e descontrolo, que por sua vez dá origem a outros binómios que lhe prestam vassalagem. Assim, tenho-me referido a estes desenhos como uma série que anda à volta do tema Homem/Besta, nome para consumo interno que não constitui um título, mas antes duas palavras que uso como geradoras de imagens. DSS

Daniel Silvestre da Silva, 1979.


Licenciatura na ESAD, Caldas da Rainha.
Mestrando na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desenvolve actividade de ilustrador desde 2005.

 

..................................................................................................