01 ABR A 01 MAI 09  .........................................................................

 JOÃO BAETA 

DESENHOS SÉRIOS

COM UM PEQUENO RECURSO DA MEMÓRIA

 

VER EXPOSIÇÃO

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..  

 

 

 

DESENHOS SÉRIOS COM UM PEQUENO RECURSO DA MEMÓRIA

Neste grupo de desenhos feitos com esferográfica, interessou-me, brincar com as linhas em movimentos circulares quase obsessivos, hipnóticos, como se invocasse forças da natureza num ritual xamânico. Implicar-me, comprometer-me, sintonizar-me de uma forma emocional com os mesmos movimentos circulares inscritos na tapeçaria artesanal portuguesa do sul, nos bordados populares do norte do século passado ou mesmo nos desenhos existentes em algumas grutas pré-históricas.

O pensamento pára, bloqueia ou simplesmente é inconsciente. Divaga e viaja.

A coerência no discurso do artista poderá passar pela colocação de marcas nos diversos meios ao seu dispor. Marcas definidoras da existência e que sofre mudanças intrínsecas à matérica condição orgânica em constante mutação. Ou identidade singular que se transmuta nas diferentes e variadas aprendizagens e relações sociais estabelecidas ao longo da vida. Somos seres vivos e seres sociais.
Nesta relação, o desenho além de ser mais um meio, é uma ferramenta para explorar o tempo que tece a nossa própria existência.
Permite relacionar percepções e intuições, movimentos internos e intimistas, sem medo de regressar a questões já exploradas, convocar a memoria visual periférica, a memória sensorial... Explorar ainda o lúdico, o social ou político.

O desenho é pensamento. Mas o que é o pensamento? Por vezes o pensamento não é coerente, mesmo que focado no centro do assunto.


Matosinhos, Abril 2009

João Baeta

 

João Baeta

Lisboa, 1963


Artista plástico, com apresentações públicas do seu trabalho de forma mais regular, desde 1990
Fundador dos Maus Hábitos – espaço de intervenção cultural, com Daniel Pires e Isaque Pinheiro e membro da equipa até 2003.
Fundador do Instituto Antimatéria em 2005
Responsável pela programação do Espaço Ilimitado - núcleo de difusão cultural desde 2006
Responsável pela programação do Quarto Escuro - project room.
Curador independente desde 2006


 

..................................................................................................