01 MAI A 31 MAI 15 .......................................................................

 JORGE SANTOS

CADERNOS ARQUIVO

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

Esta exposição mostra as imagens selecionadas para a candidatura apresentada ao “Prémio Estágios em Portugal e no Mundo”, 2014, que consistiu numa recolha de registos diários que abordam o período de estágio no escritório CASTANHEIRA & BASTAI ARQUITECTOS, durante a colaboração no projecto "CHINA DESIGN MUSEUM – BAUHAUS COLLECTION", da autoria dos arquitectos Álvaro Siza e Carlos Castanheira.

Às imagens apresentadas juntam-se uma série de registos desenhados e escritos organizados cronologicamente por número de bloco, nas quais pode ser lido um método de abordagem sistemático ao processo de trabalho, onde incertezas, dúvidas, avanços e recuos ficam registados.

Estes apontamentos descomplexados feitos diariamente funcionam como um percurso pelas memórias da aprendizagem e manifestam o rigor e a dedicação à Disciplina.

 

 

Jorge Manuel Barroso Ferreira dos Santos (Porto,1984). Arquitecto pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2012) na qual desenvolveu tese de mestrado na área de construção e tecnologia, “Intervenção em ruínas – Elemento Infra/estrutural Tipificação de uma solução de intervenção pouco intrusiva”.

Ganha em 1997 o primeiro prémio no concurso de escultura “Arte do desperdício”.

Durante o percurso académico complementa a sua aprendizagem académica colaborando com o seu pai, também ele arquitecto.

Durante o ano de 2011 colabora com o Atelier Zegnea em Guimarães.

Participa em 2012 na exposição "História e Ucronia", inscrita na Rota do Românico, com o projecto de reabilitação e ampliação do Mosteiro de S. Miguel de Bustelo em Penafiel, e na exposição “o desenho é o desejo da inteligência” organizada pela ACA Associação Casa da Arquitectura, no âmbito da participação na Trienal Movimento Desenho 2012.

Em 2013 participa enquanto orador numa das recentes sessões do "Pecha Kucha Night Guimarães", com o tema “ Conta-me histórias”, relatos de viagens retratados através do desenho, organizada pelo NARB da Ordem dos Arquitectos SRN.

Em 2014 foi um dos vencedores do concurso PEPEM, Prémio Estágios em Portugal e no Mundo”, 2014, promovido pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul.

Em 2012 inicia o seu estágio de acesso à ordem dos arquitectos no atelier Carlos Castanheira & Clara Bastai – Arquitectos, no qual continua a colaborar até a data, onde tem tido o privilégio de colaborar em projectos do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

.

 

..................................................................................................