08 SET A 01 OUT 08  .........................................................................

 JÚLIO DOLBETH | RUI VITORINO DOS SANTOS  

 PANDORA COMPLEXA

 

 

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..  

 

 

 

Pandora Complexa assume-se como um projecto colectivo de Júlio Dolbeth e Rui Vitorino dos Santos, ambos residentes no Porto.
Tudo começou com a ideia de criação de uma personagem embaixatriz para um diário gráfico. No início sem premissas delimitadas do que poderia acontecer, pensámos na ideia de construir uma fanzine. A facilidade de publicação online, tornou o projecto possível a uma escala mais alargada e de custo de produção quase zero. Criámos o blogue, com um primeiro nome "It was Corina", tributo a uma amiga comum. No início, como não sabíamos que tipos de narrativas iríamos produzir, decidimos alterar o nome para um título mais anónimo, pelo menos no nosso círculo de amigos, de forma a não sentirmos qualquer tipo de constrangimentos ou auto-censura. O nome Pandora, para uma possível personagem feminina, foi uma opção, pela sua versatilidade de compreensão em várias línguas, com um reconhecimento universal numa cultura ocidental. Não havia necessidade de tradução. Complexa, em português, pela proximidade linguística, também seria facilmente interpretado em vários idiomas. A partir daqui existia uma personagem, Pandora, que seria Complexa. Como estrutura criámos as nossas regras de auto gestão:

publicar um desenho por dia cada um (com intervalos para férias de vez em quando)

cadernos de desenhos iguais

sem censura

Rui na esquerda, Júlio à direita
No início tentámos não revelar as nossas identidades, pelo divertimento de assinar como uma figura feminina, sempre com 2 visões do seu estilo de vida. Não conseguimos prolongar o anonimato por muito tempo, visto termos criado uma relação com algumas pessoas que visitavam o nosso blogue, através dos comentários.

Por vezes não existe narrativa, nem qualquer relação entre o desenho da direita e o desenho da esquerda, outras vezes a ligação acidental que acontece é bastante divertida. Nunca discutimos os desenhos previamente, nem fazemos story-boards. Os desenhos fluem livremente como um acto ritual diário.

A Pandora faz agora parte das nossas vidas e representa um excelente laboratório para experimentar formas e narrativas, sem restrições. Um espaço livre onde cada um explora o seu próprio vocabulário gráfico.

Júlio Dolbeth
Rui Vitorino Santos

Júlio Dolbeth
Nasceu em 1973, em Angola
Vive e trabalha no Porto, Portugal
Licenciatura em Design de Comunicação na FBAUP
Mestrado em Arte Multimedia
Docente de Design de Comunicação e de Ilustração na FBAUP
Desenvolve regularmente trabalho na área da Ilustração como investigação e participa em alguns eventos individuais e colectivos de mostra de trabalhos.
Colaborador regular com a revista Parq, com publicação de textos e imagens direccionados para a Ilustração.

dolbeth@gmail.com
http://julioguestlist.blogspot.com/
http://pandoracomplexa.blogspot.com

Rui Vitorino Santos
Nasceu em 1971 na Batalha, Portugal
Vive e trabalha no Porto, Portugal
Docente de Design de Comunicação e Ilustração na FBAUP
Ilustrador e Investigador na área de Ilustração.

yestranslation@gmail.com
http://ruivitorinosantos.blogspot.com
http://pandoracomplexa.blogspot.com

 

..................................................................................................