15 JAN A 13 MAR 19 .......................................................................

 MARISA FERNANDES.

ENTRE A PRAIA E A LAGOA:

ENSAIOS DE REPRESENTAÇÃO DA NAZARÉ

 

 

SALA ESTÚDIO UM

..

 

 

 

O A exposição reúne desenhos referentes ao processo de trabalho desenvolvido na tese de mestrado, inserida na área curricular de Cidade e Território da Escola de Arquitectura (EAUM).

A amostra selecionada - entre a Nazaré e a Lagoa da Pederneira - é estudada e desenhada de forma a descodificar-se, tornando visível o material recolhido através da criação de novas cartografias.

Com este conjunto de desenhos pretende-se mostrar a experimentação feita, quer no mapeamento de informação dispersa (escrita e desenhada), quer na procura da sua representação.

Ao mesmo tempo, estes ensaios refletem os temas inerentes ao lugar: a relação oscilante entre terra-água, o acelerado processo de transformação e a relação entre as diferentes escalas em análise.

Paralelamente aos mapas finais obtidos, expõe-se uma investigação que apresenta o processo de desenho exaustivo que permitiu entender a impermanência do lugar ao longo do tempo.

MARISA FERNANDES

 

Marisa Carvalho Fernandes (Barcelos, 1991), arquitecta pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho em 2014. Finalista do concurso Archiprix-Portugal com a tese de mestrado “Projecto de representação da impermanência”. Participação em workshops, conferências e exposições no âmbito de Cidade e Território dos quais se salienta o congresso internacional “SIEF2015: Utopias, Realities, Heritages- Cycles of the forking paths” na Croácia e a participação na “International Landscape Biennial Exhibition - School”, em Barcelona.

Actualmente colabora no Centro de Estudos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho em projectos de diferente natureza e escala, destacando-se entre eles o Projecto de Requalificação do Centro Cívico da Vila das Taipas.

 

..................................................................................................