01 JAN A 01 FEV 11 .......................................................................

 MARLENE VINHA 

 RETRATOS SOPRADOS

 

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

“RETRATOS SOPRADOS”

 

Desenho processual é aquele no qual o processo se torna no desenho em si mesmo. O esforço está em, através da acção, fazer aparecer o desenho no suporte e fazer sobressair as qualidades inerentes aos materiais usados.

Este trabalho procura explorar o desenho como reacção de acções que estão enraizadas e auto-matizadas no corpo, nomeadamente a capacidade que o acto da respiração tem na criação de um enunciado visual.

Usei o desenho como meio de analisar a relação entre o corpo e os seus aspectos funcionais, e como técnica para inscrever num suporte o resultado dessas funções.

Este trabalho consistiu em pedir a vários amigos que fizessem o meu retrato através de um programa de retratos robots (disponível na Internet em http://flashface.ctapt.de/). Em seguida, através da técnica da serigrafia, imprimi estes retratos num suporte, e soprando grafite em pó, activei a imagem do retrato nele impressa.

 

 

Ficha Técnica

 

Retratos Soprados

Grafite em pó, extender base e papel cebola

50X50cm

2008

Marlene Vinha

Nasceu em Penafiel em 1979. Artista Visual e actualmente professora na Universidade do Minho, terminou a licenciatura em Economia em 2003, ingressando ainda no mesmo ano no curso de Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Prática e Teoria do Desenho pela mesma faculdade, encontra-se actualmente a frequentar o 2º ano do Mestrado em Ensino das Artes Visuais na Faculdade de Psicologia.

Participou em diversas exposições individuais e colectivas, a destacar: Exhibit D, Galeria dos Leões, Porto; O Desenho em Reserva:  Henrique Pousão, Reitoria, Porto; Espaços/Corpo, Drawing Spaces, Lisboa; Movimentos da pele, Galeria Símbolo, Porto; Colectiva, Ferencvarosi PinceGallery, Budapeste; •Reservados, Faculdade Belas Artes, Porto; Retratos Soprados,  Faculdade de Belas Artes, Porto; José Falcão 224, Porto; Colectiva na Mucius Gallery, Budapeste; Igual e de outra maneira, Paço da Cultura, S. João da Madeira.

Realizou ainda residências artísticas que culminaram em exposições na School of Visual Arts em Nova Iorque, e Air em Budapeste. Frequentou workshops de Pintura e Desenho da Saint Martin’s School of Art and Design em Londres.

http://www.marlenevinha.com

 

..................................................................................................