01 FEV A 28 FEV 15 .......................................................................

 MARLENE VINHA 

DRY CLEANING

O DESENHO COMO PROCESSO INFILTRADO

EM ACÇÕES DO QUOTIDIANO

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

O projecto que aqui se apresenta resulta de uma experiência nas possibilidades de desenhar mediante a apropriação de práticas somáticas, isto é, relacionadas com a manutenção do corpo. Define-se por isso mesmo como um ensaio sobre o uso do desenho em contextos performativos.

A minha prática converte pequenos actos quotidianos e comuns de manutenção do corpo e do espaço -respirar, maquilhar, lavar, varrer - em procedimentos do desenho, entendido como ferramenta plástica modelável nas suas inúmeras declinações técnicas.

Neste trabalho em particular, o desenho afigura-se como meio dinâmico, capaz de se imiscuir nas actividades que fazemos no dia-a-dia e canalizá-las para a produção de um enunciado, que simultaneamente engloba processos gráficos e processos quotidianos.

Do uso de um recurso próprio de um acto de manutenção do corpo -o banho,  cuja água foi usada para desenhar com os meios da aguarela- resultou uma exploração obsessiva de várias composições, que redundaram num inventário significativo de desenhos de objectos utilitários do  meu quotidiano.

As imagens criadas mantêm uma relação entre o corpo e objectos de limpeza e higiene a ele associados, tornada evidente pela articulação com o seu suporte, mas de forma menos directa. É a fusão (blending) da diversidade funcional destes objectos que torna indistintos os objectos usados para limpeza do corpo ou dos espaços, mas também junção dos meios técnicos empregados na sua execução.

 

Marlene Vinha

Nasceu em Penafiel em 1979. Artista Visual e actualmente professora na Universidade do Minho, terminou a licenciatura em Economia em 2003, ingressando ainda no mesmo ano no curso de Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Prática e Teoria do Desenho pela mesma faculdade, encontra-se actualmente a frequentar o 2º ano do Mestrado em Ensino das Artes Visuais na Faculdade de Psicologia.

Participou em diversas exposições individuais e colectivas, a destacar: Exhibit D, Galeria dos Leões, Porto; O Desenho em Reserva:  Henrique Pousão, Reitoria, Porto; Espaços/Corpo, Drawing Spaces, Lisboa; Movimentos da pele, Galeria Símbolo, Porto; Colectiva, Ferencvarosi PinceGallery, Budapeste; •Reservados, Faculdade Belas Artes, Porto; Retratos Soprados,  Faculdade de Belas Artes, Porto; José Falcão 224, Porto; Colectiva na Mucius Gallery, Budapeste; Igual e de outra maneira, Paço da Cultura, S. João da Madeira.

Realizou ainda residências artísticas que culminaram em exposições na School of Visual Arts em Nova Iorque, e Air em Budapeste. Frequentou workshops de Pintura e Desenho da Saint Martin’s School of Art and Design em Londres.

http://www.marlenevinha.com

 

..................................................................................................