01 MAI A 31 MAI 14 .......................................................................

RICARDO ACOSTA

 RICARDO ACOSTA .

HOME-MADE

 

VER CATÁLOGO

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

PROCESSO

 

O propósito deste trabalho centra-se no seu processo de construção em detrimento do seu fim. Observar as virtudes de um caminho que nos leva a determinado lugar pode, por vezes, ser mais prazeroso que o próprio lugar.

Se, por um lado, a forma tem intenção de revelar o método de pensamento através do desenho, por outro, o conteúdo abordado, reflecte uma proposta imaginada para um processo construtivo quebrado.

O acto de centrar o objecto do desenho na forma que o processo toma nasce pela necessidade de entender e explorar as possibilidades da conversa entre a ideia e o desenho. Pela apreensão visual de um pensamento, o desenho incita a reflexão sobre o mesmo tornando-se, assim, num catalisador da transformação de ideias. O desenho é aqui encarado como uma ferramenta auxiliar do pensamento criativo.

O edifício abordado neste trabalho não existe pois o seu processo morreu. O trabalho de desenho, elaborado sobre e a partir da fotografia (que existe aqui como forma de identificação imediata do espaço), atribui-lhe um desenvolvimento ficcional onde são retratadas ferramentas, equipamentos, trabalhadores e métodos de construção.

Desta forma, e com intenção de ser contínuo, este trabalho mostra o desenho como um meio para ressuscitar o movimento, as formas e o processo que antecedem um resultado final.

RICARDO ACOSTA

 

27 anos, natural da Venezuela, terminou o curso de Mestrado Integrado em Arquitectura no final de 2013 pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Com grande paixão pelo desenho faz deste um espaço de investigação pessoal e de aprendizagem autodidata. Participa na exposição aberta da Póvoa de Lanhoso desde 2005 e integrou uma exposição no evento NOCNOC Guimarães em 2013. No mesmo ano no mês de Outubro realiza uma exposição individual de desenho no espaço dos Banhos Velhos, nas Taipas, intitulada “À Minuta”. Recentemente, durante o mês de Abril de 2014, teve exposição no projecto SHAIR com desenhos da tese de mestrado “O desenho de secção: uma ferramenta operativa da arquitectura”.

..................................................................................................