11 NOV A 17 DEZ 16 .......................................................................

SANDRA FERRO

 SANDRA FERRO.

SOBRE A PELE DAS ALGAS

 

 

SALA EA-1.23 ESCOLA DE ARQUITECTURA

..

 

 

 

sobre a pele das algas

 

A exposição reúne desenhos inéditos, formas recolhidas e registadas com propósito de se marcar no tempo e no espaço como impressões vivas. Apresenta uma perspetiva pessoal de transformação das impressões da natureza. As formas naturais evocam vivências pessoais e assinalam o cruzamento da aprendizagem das técnicas de impressão com uma exploração gráfica, plástica e inquiridora.

Em cada impressão sinto o meu olhar atento ao pormenor, às referências topográficas da pele das formas, como um convite à reflexão sobre o tempo: esse causador de memórias frágeis e que altera inevitavelmente a “pele” das coisas, a forma como vemos e vivemos na contemporaneidade. Estas imagens são o registo do tempo anterior ao conhecimento da técnica da gravura e do verniz mole, que me conduziu no caminho percorrido, no sentido das impressões da natureza, e que me orienta para encontrar uma finalidade, um sentido pedagógico no meu trabalho.

Sob o tema as impressões da natureza, e no âmbito do desenvolvimento deste projeto artístico, importa referir que está inserido no corpo do trabalho de investigação do doutoramento em educação artística, em curso, e onde o tema são as impressões da natureza e a técnica de gravura calcográfica e do verniz mole. Esta exposição pretende aproximar os visitantes duma visão processual e pedagógica das técnicas de impressão e simultaneamente potenciar interação e o confronto com novas linguagens gráficas.

SANDRA FERRO

 

Sandra Ferro. Nasceu em Angola,1973. Licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Estudante do 3ºano do Curso doutoral em Educação Artística na FBAUP. Expõe regularmente desde meados da década de 1990. A sua primeira exposição individual intitulada “Fragmentos de Imagens Porto Sentido Arqueológico” realizou-se na Casa Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, em 1996.

Participou em várias exposições coletivas, nomeadamente: 

2015 Aveiro, Biblioteca Municipal de Vagos, As 14 Obras de Misericórdia;

2015 Amarante, Bienal, 10º Prémio Amadeu Sousa Cardoso; 

2014 Espanha, Sala de Exposições do auditório Municipal de Cangas, XXI Bienal de Arte no Morrazo;

2006 Câmara Municipal de Montemor, “Inês de Castro”;

2007 Sintra, Galeria LM, Flores;

2005 Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, “Arte no feminino”;

2003 Espanha, Participação na Bienal de Córdova;

2003 Santarém, 1ª Bienal de Coruche;

2002 Gondomar, Fundação Júlio Resende, Lugar do desenho;

1996 Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, “Educação, Arte e Cultura-40 anos da Fundação Calouste Gulbenkian no Desenvolvimento Estético Infanto-juvenil”.

 

sandracsferro@gmail.com

www.facebook.com/sandra.ferro.50

..................................................................................................