ENCONTROS ESTÚDIO UM: TEMAS E OBJECTOS DO DESENHO

 

# 2: PROCESSO

 

MANUEL CERVEIRA PINTO

 

PENSAR PELO DESENHO – DO ESQUISSO À OBRA

 

SINOPSE

A apresentação “Pensar pelo Desenho – Do esquisso à obra” tem como base a minha própria experiência profissional ao longo de mais de trinta anos de actividade ligada à actividade de projecto de arquitectura.
Logo desde esses primeiros tempos de contacto inicial com a prática projectual o desenho de esquisso foi a “ferramenta” essencial para a necessidade de visualizar o objecto arquitectónico e de o inserir no local, assim como de acertar ideias e resolver problemas.
A apresentação divide-se em duas fases. O projecto - em que se intenta de perceber como o desenho é a forma como é alcançada a solução arquitectónica a desenvolver e a obra construída - em que o desenho se torna parte participativa da acção projectual, nomeadamente através da resolução de problemas ligados à construção, ao detalhe e ao próprio equipamento.
A arquitectura é assim o resultado do pensamento e este materializa-se através do desenho.

 

 

CV

 

Cinfães, 26-06-1965.

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, exerce em regime de profissional liberal na cidade do Porto desde 1990.

Tem várias obras construídas e tem realizado algumas exposições, individuais e colectivas, em diversos locais e em áreas tão diversas como o desenho,

a arquitectura, o design, o mobiliário, a cerâmica e a fotografia. Tem participado como orador em congressos e conferências e publicado artigos e obras em diversas revistas,

jornais, catálogos e livros. É autor da monografia “Boassas. Uma aldeia com história”. Concluiu o mestrado em Património e Turismo pela Universidade do Minho em 2005.

Lecciona actualmente as cadeiras de Projecto; Desenho e Sistemas de Construção em Arquitectura II do Curso de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa no Porto.

Doutorando em “Teoria da Arquitectura e Projectos Arquitectónicos” na Universidade de Valladolid, Espanha.

 

18 DE ABRIL DE 2012 | 14H30

BIBLIOTECA

ESCOLA DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

VOLTAR