ENCONTROS ESTÚDIO UM: TEMAS E OBJETOS DO DESENHO

 

# 3: ARQUIVO

 

CLÁUDIA AMANDI

 

O CADERNO E O ARQUIVO - O ESPAÇO DAS COISAS

 

SINOPSE

 

A forma como cadernos, arquivos ou informação avulsa é trabalhada e recolhida dentro de um processo criativo autoral, prende-se essencialmente com os âmbitos experimentais de produção desse autor. O teor dessa informação revela muitas vezes, um caráter denso, imperfeito, incompleto, vago ou ambíguo que, na proximidade com outra de caráter mais disciplinado, permite ao autor equacionar possibilidades especulativas no seu processo. Esta apresentação pretende observar algumas dessas características enquanto dispositivos de ordenação relevantes para o processo criativo.

 

CV

 

Nasceu no Porto em 1968. Vive e trabalha no Porto.

Artista Plástica e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Pertence ao Núcleo de Investigação em Desenho (ND) do Instituto de Investigação em Arte, Design & Sociedade (I2ADS) da FBAUP e integra o Projeto Atlas & Vocabulário do Desenho, iniciativa conjunta da FBAUP, FAUP e EAUM. Terminou em 2010 o seu doutoramento na área do Desenho pela FBAUP, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na mesma área em 2001 e no mesmo ano realizou uma Pós Graduação em Arte Multimédia pela mesma Faculdade.

Tem participado em vários colóquios e conferências, tendo sido a última em 2012 sob o tema: Arte e Ciência: Dois universos? Questionar a Arte e a Ciência em tempo de crise - Casa Museu Abel Salazar, uma iniciativa integrada na comemoração do Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus no mundo em mudança: novos desafios, novas inspirações”, organizada e moderada por Manuel Valente Alves.

Realizou a sua última exposição individual, “apagar, recomeçar, esvaziar, repetir, deslocar” na Galeria Cubic, Arte Contemporânea, Lisboa em 2006. Tem vindo a participar em várias exposições de caráter coletivo, tendo sido a mais recente “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”.

 

18 DE JULHO DE 2012 | 14H30

BIBLIOTECA

ESCOLA DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

VOLTAR