ENCONTROS ESTÚDIO UM: TEMAS E OBJETOS DO DESENHO

 

# 6: OBSERVAÇÃO

 

JOSÉ MIGUEL CARDOSO

 

GUIA INUSITADO DO PORTO

 

SINOPSE

Guia inusitado do Porto. Este é o título do projecto de investigação em desenho, que aborda o tema da paisagem urbana. O trabalho consiste num guia da cidade do Porto, pautado pela alteração da norma de uso do guia turístico, enquanto contributo para um guia inusitado.
Abordando o conceito de inusitado no campo da sugestão/acção, no qual ele aparece em substituição da fotografia pelo desenho, sugerimos diferentes ângulos de visão, numa procura de alteração do comportamento do espectador perante a paisagem urbana. Mostramos o Porto mais visto, da forma menos vista.
Desta forma, são âmbitos de implicação e contributo para o inusitado: o tempo do desenho, o campo da percepção (abordado por Merleau-Ponty), a procura de um espectador que observa e interfere (apelidado de espectador emancipado por Jacques Rancière), a norma e o desvio (estudados pelo Grupo µ) e o que o desenho altera em relação à fotografia.
Recorremos ao mapeamento dos âmbitos de intervenção através dos diagramas e a consequente aplicação de estratégias de desenho.
Todos os desenhos das vistas da cidade do Porto são desenhos de observação, feitos em cadernos de viagem, ao longo de percursos pela cidade. Os mesmos percursos são utilizados no Guia Inusitado e explicados através de mapas.
Como resultado, uma peça de design editorial, um Guia Inusitado da cidade do Porto.

 

CV

 

José Miguel Carvalho Cardoso, nasceu no Porto em 1981 e formou-se em Design na
Universidade de Aveiro em 2005.
Actualmente frequentou o Mestrado em desenho e técnicas de impressão da FBAUP
- UP, desenvolvendo um “Guia Inusitado do Porto”, questionando se pode o desenho alterar a
percepção da paisagem.
Dedica-se à actividade de Designer, primeiro como estagiário Inov Jovem 2007, na empresa Chatron, tendo sido contratado em 2008.
Trabalha como Designer Freelancer desde 2010.
Dedica-se à actividade e estudo do desenho de paisagem urbana, desenho de instruções, caligrafia
e tipografia.

Site Pessoal: www.josecardoso.eu

 

 

26 DE JUNHO DE 2013 | 14H30

AUDITÓRIO I

ESCOLA DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

VOLTAR