ENCONTROS ESTÚDIO UM: TEMAS E OBJETOS DO DESENHO

 

# 7: INVESTIGAÇÃO BASEADA EM DESENHO

 

DANIEL PEREIRA

 

DO MAPA EXPERIMENTAL AO SAFARI URBANO:

UMA EXPERIÊNCIA DESENHADA COM ALUNOS

DE GEOGRAFIA E PLANEAMENTO

 

SINOPSE

O desenho enquanto instrumento de investigação encontra-se, desde há muito, intrínseco no arsenal projectual do arquitecto. É o meio privilegiado pelo qual o arquitecto desmonta e monta as suas ideias e explora possibilidades para os seus projectos. Como tal, desde uma idade jovem, o desenho é reconhecido como um pré-requisito evidente para quem quiser seguir uma carreira na área. Mas e as outras áreas disciplinares, nomeadamente as que não estão vinculadas às "artes"? Não poderá o desenho ser para elas também um meio privilegiado de investigação? Nesta linhagem temática a minha apresentação neste encontro Estúdio UM servirá de meio para expor o trabalho prático que desenvolvi com os alunos de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho durante os últimos dois anos no âmbito da Unidade Curricular Desenho e Composição Urbano, onde o desenho, contrariamente a uma metodologia textual ao qual os alunos estão fortemente familiarizados, serviu de mote para elaborar os sucessivos exercícios.

 

CV

 

2Daniel Duarte Pereira tem o Mestrado Integrado em Arquitectura pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2011) onde terminou com a sua prova final:  *Projecto de Interpretação e Representação da Paisagem Costeira do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar*. Estudou na Technische Universität Graz, Áustria inserido no programa Erasmus (2008/09). Colaborou no escritório Sítio do Desenho e um2ou+ arquitectos. Ensina desde 2010 na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Recebeu o 2º prémio no Concurso Europan 11 para Silvares, Guimarães (2011) em co-autoria com Fernando Ferreira. Participou em 2012 na organização do projecto Mapa da

Comunidade inserido no programa Campurbis para a zona de Couros em Guimarães. Além da actividade de docência, encontra-se actualmente a dar assistência na edição do Jornal Arquitectos e nas publicações da Dafne Editora.

.

 

 

18 DE OUTUBRO DE 2013 | 14H30

AUDITÓRIO I

ESCOLA DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

VOLTAR